O LARESO – Laboratório de Pesquisas em Resíduos Sólidos

A busca de soluções adequadas aos problemas ambientais (riscos de poluição) e econômicos (gastos de energia e matéria prima) causados pela geração crescente de resíduos sólidos urbanos e industriais, tanto em nível nacional como regional, apresenta ainda fortes deficiências quanto a metodologias e tecnologias, podendo a universidade contribuir decisivamente na produção dos conhecimentos para seu equacionamento. Assim, verifica-se no Brasil, que os estudos e pesquisas na área de resíduos sólidos são desenvolvidos em níveis muito variados, por iniciativa de certos organismos e, esporadicamente, por alguns estabelecimentos universitários. Porém, estes estudos são realizados de maneira dispersa e não obedecem a uma verdadeira estratégia, não cobrindo as necessidades em pesquisas ditadas pela especificidade destes materiais.

Dessa forma, com o objetivo de apresentar soluções e apontar novas perspectivas de desenvolvimento para a área de resíduos sólidos foi criado o Laboratório de Pesquisas em Resíduos Sólidos – LARESO no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina, objetivando a formação de recursos humanos, a produção de conhecimentos e o atendimento à comunidade. Portanto, o LARESO é uma estrutura de estudos (ensino de graduação e pós-graduação – mestrado e doutorado na área de resíduos sólidos), pesquisas e prestação de serviços na área de gestão e tratamento de resíduos sólidos de origem urbana, industrial e agrícola. Criado formalmente em 1995, o LARESO é composto por uma equipe de pesquisadores, engenheiros e técnicos (dez professores/pesquisadores de diferentes instituições do Brasil e do exterior além de 29 bolsistas de graduação, mestrado e doutorado) que trabalham em contrato com organismos públicos de fomento à pesquisa, indústrias diversas e com os municípios.

As principais atividades compreendem temas como sistemas de apoio à decisão em gestão e tratamento de resíduos sólidos urbanos, industriais e agrícolas; Avaliação da qualidade ambiental (análise de ciclo de vida, indicadores ambientais); Valorização de resíduos (redução, reciclagem e reemprego de materiais, sistemas de coleta seletiva, compostagem, reaproveitamento de resíduos na construção civil); Eliminação (aterro sanitário, tratamentos térmicos,); e Gestão do sistema resíduos (caracterização, indicadores de qualidade, bolsas de resíduos, análises econômicas).

Destaca-se, ainda, a prestação de serviços, como os ensaios de caracterização de resíduos (testes de inflamabilidade, toxicidade, reatividade, corrosividade, patogenicidade), além dos ensaios de lixiviação e solubilização, todos realizados em acordo com as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Finalmente, reveste-se de suma importância os estudos de reaproveitamento de resíduos urbanos e industriais, através das técnicas de solidificação/estabilização em matrizes de cimento, resinas e seus possíveis usos na construção civil e outros.

Para estas atividades, dispõe de espaços para estudos, sala de Informática, equipamentos de medição de inflamabilidade Penski Martens ; Absorção Atômica; Bombas a vácuo, Calorímetro (poder calorífico); Capela, balanças, pilotos; Cromatógrafo a gás (detector TCD) ; Sohxlet ; Estufa; e Plataforma de lixiviação de resíduos. Diversas empresas e municípios trabalham em colaboração com o LARESO, a fim de equacionar a problemática causada pela geração de resíduos urbanos e industriais. Outrossim, convênios nacionais e internacionais (EPAGRI, FATMA, CASAN, FINEP, CNPq, Ecole Nationale Superieure dês Mines de Paris, Institut National dês Sciences Appliquées de Lyon, GRUTTEE, NANCIEE, …) proporcionam suporte as atividades técnicas e cientificas do laboratório).

LARESO - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Universitário UFSC/CTC, Bairro Trindade, CEP 88040-900, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil