Equipe

Armando Borges de Castilhos Jr é Graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983). Doutorado em Gestão e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos e Industriais no Institut National des Sciences Appliquèes de Lyon, França (1988). Realizou Pós Doutorado na University of Califórnia, Davis, Biomass Laboratory (2012) e estágio de pesquisa na Université de Sherbrooke, Canada (2006). Coordenou a Rede Regional Sul da Rede Nacional de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Básico-ReCESA. Coordenou a Rede Nacional de Pesquisas em Resíduos Sólidos do Programa de Pesquisas em Saneamento Básico da FINEP/PROSAB durante 04 anos. Foi coordenador de projetos de cooperação internacional com a França (CAPES/COFECUB) durante 04 anos e com a República de Camarões (PROAFRICA/CNPq). Atualmente coordena o projeto CAPES/COFECUB Redução de Emissões de Gases a Efeito Estufa em Unidades de Tratamento de Resíduos Sólidos (88881.142977/2017-01). Coordenador do curso de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC (1994 - 1996). Coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental da UFSC (2002 - 2004). Foi Chefe e Sub-Chefe do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC (2010 - 2011). Professor do Ensino do Magistério Superior do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (1992 - atual). Professor Titular (2015). É supervisor do Laboratório de Pesquisas em Resíduos Sólidos - LARESO e Sub - Coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental (2016 - 2018). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Gerenciamento, Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos, Industriais e Agrícolas.
Saiba mais


Ailton João Gonçalves Moreira é engenheiro sanitarista e ambiental formado pela UFSC e mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental -PPGEA/UFSC. Tem atuado nas áreas de Resíduos Sólidos Urbanos com ênfase na disposição final (lixões, avaliação ambiental e remediação de lixões), aproveitamento energético dos resíduos e modelagem de bioprocessos.
Atua também nas áreas de Recursos Hídricos com ênfase na modelagem de Águas superficiais e subterrâneas (estudos de autodepuração de rios, mancha de inundação, fluxo e transporte de contaminantes na água subterrânea).
Contato: ailtonjgmoreira@gmail.com

Carina é Graduada em Agronomia (2013) e mestrado em Engenharia Ambiental (2016) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Agronomia e Tratamento e gestão de Resíduos. Atualmente é doutoranda no programa de pós-graduação em Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de tratamento e valorização de resíduos sólidos orgânicos e produção de energias renováveis.

Eduarda Piaia é Engenheira Sanitarista e Ambiental formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui experiência nas áreas de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos e de serviços de saúde, inventário e compensação de gases do efeito estufa, licenciamento ambiental de empreendimentos geradores de energia (hidrelétricos e eólicos) e relatórios de sustentabilidade. Participou durante dois anos do Movimento Empresa Júnior – MEJ como membro da Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC – EJESAM.
Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental no Laboratório de Pesquisa em Resíduos Sólidos e pesquisa sobre Combustíveis Derivados de Resíduos - CDR produzidos a partir dos rejeitos das Associações de Catadores de Materiais Recicláveis para utilização em fornos rotativos de produção de cimento. A proposta de utilização dos rejeitos como CDR é uma alternativa ao aterramento destes rejeitos, ao mesmo tempo que pode proporcionar um combustível menos poluente para o processo produtivo do cimento.
Contato: eduardapiaia@gmail.com

Flora Würth Simon é mestranda e está no grupo de pesquisa do LARESO que estuda a digestão anaeróbia de resíduos alimentares. A pesquisa em andamento visa estudar o uso agronômico como adubo orgânico do digestato, que é o efluente final gerado nos digestores piloto pertencentes ao laboratório.
Antes de ingressar no mestrado na UFSC, completou duas pós graduações: MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental, e Especialização em Gestão Ambiental e Economia Sustentável. Ambas foram em Porto Alegre - RS, onde também se graduou em Engenharia Ambiental pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Atuou durante a graduação com projetos de avaliação de áreas contaminadas, e após a graduação ingressou na organização Norte Verde Soluções Ambientais, atuando em projetos com resíduos sólidos e outros estudos ambientais, como PPRAs (site - www.norteverde.com.br).
Contato: florawsimon@gmail.com

Isabella Pimentel Pincelli é Graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, realiza seu mestrado acadêmico no Laboratório de Resíduos Sólidos, onde desenvolve sua pesquisa sobre a análise do fluxo de resíduos de embalagens plásticas no país. Tem experiência na pesquisa científica em Lixo Zero, inclusão socioprodutiva de catadores de materiais recicláveis, e gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos.
Contato: isabellappincelli@gmail.com

Juliano é Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (UNESC) (2008); Doutorado em Engenharia Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2019); Docente na rede estadual e em escola particular de música (2003-2009). Engenheiro Ambiental em empresa de grande porte, onde trabalhou com sistema integrado de gestão (ISO 14001, ISO 9001, OHSAS 18001), auditorias internas e acompanhamento de auditorias externas, gestão de efluentes líquidos e atmosféricos, gestão de resíduos sólidos, licenciamento ambiental e recuperação de áreas degradadas (2009-2012). Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina IFSC (2012-atual). Coordenador do Curso Superior Tecnológico em Gestão Ambiental (2018-2019) do IFSC - Câmpus Garopaba. Supervisor do Laboratório de Águas, Efluentes e Resíduos Sólidos (LAERS) do IFSC - Câmpus Garopaba (2018-atual). Experiência em Engenharia Ambiental, com ênfase em resíduos sólidos urbanos e industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de tecnologias, Gerenciamento, Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos, Industriais e Agrícolas.
Saiba mais

Keylla é Engenheira Ambiental, graduada pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Irati-PR, 2008) e Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá (Maringá-PR, 2012) na área de Planejamento e Gestão de Sistemas Urbanos. Atuou como docente em cursos técnicos e de pós-graduação em meio ambiente e engenharia. Trabalhou como Analista Técnica do setor de Serviços Tecnológicos e Inovação (STI) do SENAI-PR, instituição na qual realizou consultoria a empresas, trabalhos técnicos e ministrou cursos e treinamentos voltados à área ambiental. É professora efetiva do Instituto Federal Farroupilha atuando na área de Engenharia, Meio Ambiente e Gestão Ambiental. Tem experiência em auditorias ambientais, na implantação do gerenciamento de resíduos sólidos industriais e urbanos, em consultorias de sistemas de gestão ambiental ISO 14001:2004, na elaboração de licenciamentos ambientais e no desenvolvimento de planos de Logística Reversa no setor industrial, entre outros serviços executáveis ao ramo. Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e trabalha com a temática resíduos, coleta seletiva, cooperativa de catadores.
Contato: keylla.pedroso@iffarroupilha.edu.br
Saiba mais

Marcelo Seleme Matias é Engenheiro Sanitarista e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Química e Microbiologia das Águas pela École Nationale Supérieure de Chimie de Rennes na França (ENSCR), com especialização em Engenharia da Qualidade (SOCIESC). Realizou estágio de pesquisa na Universidade do Quebéc à Montréal (UQAM) no Canadá. Atualmente cursa Ciências Econômicas na Universidade Federal de Santa Catarina e possui especialização em andamento em Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos (IFCE/ANA). Desenvolveu atividades profissionais nas áreas públicas e privadas, destacando-se atuação como Professor-Substituto na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Engenheiro de Saúde Pública pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA); Consultor em Sistemas de Gestão da Qualidade; Engenheiro de Desenvolvimento de Projetos em empresa privada; Atualmente é Analista de Fiscalização e Regulação na Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) e Doutorando na Universidade Federal de Santa Catarina junto à equipe de pesquisas do Laboratório de Pesquisas em Resíduos Sólidos coordenado pelo Professor Armando Borges de Castilhos Jr.
Contato: msmatias.esa@gmail.com
Saiba mais

Thaiana é Mestranda em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (Presente).
Engenheira Sanitarista e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016).
Linha de pesquisa: Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos com ênfase Resíduos Recicláveis.
Saiba mais

LARESO - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Universitário UFSC/CTC, Bairro Trindade, CEP 88040-900, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil